top of page

 

 

A PEDAL nasceu de um sonho: trabalhar em prol do conhecimento. A palavra é uma brincadeira com as letras "P" de produção e o termo "EDAL" aludindo a palavra editorial. Como na bicicleta, o pedal serve de apoio para que os pés deem impulso e, assim, fazendo com que ela se locomova, imaginei essa brincadeira pensando que a produção editorial é o que impulsiona a publicação do conhecimento. 

    Quando comecei a trabalhar com livros em 1997, mesmo que, ainda, indiretamente, na antiga Editora Guanabara-Koogan, atualmente Grupo GEN, não vislumbrava saber e nem conhecer sobre os processos editoriais. Após seis meses exercendo a função de serviços gerais, surgiu uma vaga para a função de auxiliar editorial, quando, a época eu só tinha formação técnica e o ensino médio completos. Durante esse período, entre 1998 e 2001, fiquei meio receoso sobre que rumo tomar para minha carreira profissional. Foi quando iniciei um contato com uma revisora experiente da Editora, Maria Neide, e fiquei com interesse maior sobre as questões editoriais e seus processos de publicação.

   Em 2002 prestei vestibular e iniciei minha graduação em Letras (Licenciatura em Português e Inglês) na Universidade Estácio de Sá, com muito entusiasmo e dedicação. A cada dia me via mais envolvido com o mundo do livro, por meio das disciplinas de Literaturas, tanto nacional quanto estrangeiras. Sempre trabalhando e estudando a noite, muitas madrugadas perdidas (ou melhor ganhas) com os trabalhos e estudos para as provas, sem contar os fins de semana. E, assim foi até completar a graduação em 2006. A partir desse momento percebi quanto prazer eu tinha em criar textos, e na própria leitura, na organização textual, nas padronizações hierárquicas, colaborando cada vez mais com a qualidade do livro, com a diagramação. Comecei a ter um olhar mais aguçado e curioso para os processos de diagramação, de projeto e layout, design editorial.

   Por volta de 2007, resolvi fazer alguns cursos voltados para produção gráfica e design gráfico, no SENAC-RIO e Centro Design Rio. Foi quando conheci as ferramentas CorelDraw, In Design e o Photoshop.

   Aprimorei essas habilidades em alguns cursos, utilizando as ferramentas do design gráfico. Em 2007, fui promovido a assistente editorial e passei a realizar mais tarefas, como controle de prestadores de serviços e orçamentos, o que era novidade para mim. Foi quando senti a necessidade de uma especialização na área de produção editorial. Em 2008, iniciei minha especialização em Produção Editorial pela Faculdade de Letras da Universidade Estácio de Sá, terminando em 2009.

  Após 15 anos de trabalho em algumas casas editoriais e aprimoramentos adquiridos, resolvi ir a luta e seguir meu caminho.

    Hoje trabalho e colaboro com algumas editoras na produção editorial e outros serviços editoriais.

   Com a parceria com algumas casas editoriais foi possível atender uma demanda de todo o ciclo editorial de livros, revistas, sites, ePubs e e-Books. Além de contar com parceiros em serviços editoriais. A PEDAL tem uma boa estrutura para atender as demandas editoriais e seus processos. Primamos pela qualidade e satisfação de nossos clientes. Por isso a PEDAL nasce com a experiência de gente que sempre se dedicou a disseminação do conhecimento, entregando respeito e importância ao conteúdo publicado. Temos a flexibilidade de entender que cada projeto, é um projeto único, podendo ter necessidades similares, mas sempre respeitando suas idiossincrasias.

   Venha participar dessa incrível experiência de publicar seus sonhos. Estamos prontos a melhor atender sua necessidades.

    Convidamos todos a conhecer a PEDAL!

Leandro Silva

Idealizador da PEDAL editorial

Produtor Editorial

Revisor e copidesque

bottom of page